Entenda porque é importante fazer um projeto de stand para a empresa

Fazer um projeto de stand é fundamental para o sucesso da sua empresa. Afinal de contas, esse tipo de serviço exige bastante dedicação na recepção do público e qualquer descuido pode ser decisivo no evento. 

Mas não se preocupe! Se você tem dúvidas sobre como tirar as ideias do papel, saiba que todo o processo se torna simples quando centralizado em planejamento. Como nada acontece da noite para o dia, concentre as energias em pesquisas elaboradas e quando chegar o momento, será mais fácil tomar boas decisões. 

Quer saber mais? Vamos mostrar porque um projeto de stand é essencial no crescimento da empresa. Acompanhe!

Planejamento estratégico

Para que o trabalho alcance o objetivo, você precisa ter atenção especial com cada etapa. Dessa maneira, investir no planejamento estratégico ajuda a não deixar nada importante de lado e encaixar a proposta do stand com os interesses do seu público.

Logo após a reunião inicial de alinhamento, coloque na ponta do lápis tudo o que será preciso providenciar para que o stand fique exatamente como a empresa imaginou. O mais importante é transmitir para a equipe de organização todo o conceito da marca que precisa ser refletido na atmosfera do projeto.

Dentro desse contexto, também entram todos os valores de comunicação visual que fazem muita diferença na hora de fechar negócios e construir um relacionamento de confiança com os visitantes. 

Por exemplo, se a ideia for passar a sensação de modernidade, o melhor caminho é investir em telões junto de uma boa iluminação de LED para impressionar. No entanto, tudo isso exige dedicação durante os preparativos e torna o planejamento detalhado indispensável.

Infraestrutura

O grande diferencial na construção do projeto de stand é se preparar com o máximo de antecedência possível. Assim, montar uma infraestrutura completa se mostra como um verdeiro divisor de águas no andamento do projeto, pois esse fator costuma contar pontos na opinião do público. 

O ideal, nesse caso, está em alinhar os preparativos com o local onde o espaço será montado com três meses de antecedência. Dessa maneira, a empresa pode inserir no planejamento os prazos exigidos pelas feiras para evitar atrasos ou imprevistos que comprometam a credibilidade a longo prazo. 

Outra questão indispensável é que esse cuidado antecipado ajuda também a alinhar sobre os serviços disponibilizados pelo local. Veja, a seguir, alguns exemplos: 

  • pontos de fornecimento de luz;
  • pontos de fornecimento de água;
  • segurança;
  • equipe de limpeza;
  • entradas e saídas de fornecedores;
  • horários de entrega do espaço;
  • disponibilidade de internet;
  • emissão de credenciais.

Exposição dos produtos

A forma como os seus produtos ou serviços são expostos ao público é determinante no momento de fechar um negócio. Por isso, essa decisão deve ser discutida previamente para garantir melhores resultados. Uma boa forma de sair da caixinha e se destacar pela originalidade envolve sempre se colocar na situação do visitante a cada novo teste. 

Além de ter um espaço visualmente harmônico, também se mostra necessário pensar em conforto para que nada fique fora da proposta inicial. Nada de sobrecarregar as pessoas com exageros de promoções logo na entrada do stand. Esse tipo de estratégia só faz com que o visitante permaneça menos tempo em contato com a marca e não se identifique com os produtos, mesmo que precise deles. 

Circulação de pessoas 

Como falamos no tópico anterior, a circulação de pessoas se mostra decisiva na hora de transformar o trabalho em um sucesso. Por esse motivo, esse tópico deve ser uma pauta recorrente nos preparativos. Faça visitas com antecedência ao local para criar a melhor disposição dos móveis e da decoração. 

Com todas essas informações em mãos, você consegue fazer pedidos mais alinhados para a empresa responsável pela construção do stand. E não se esqueça de solicitar uma pequena sala de reuniões, pois ela representa um grande diferencial, já que seus futuros clientes se sentem prestigiados com esse tipo de cuidado e conseguem fugir da aglomeração.

Caso seja inserido na programação algo especial na estratégia de relacionamento, como um cardápio de buffet, escolha uma área que tenha espaço para a organização dos alimentos e uma estrutura de cozinha para que o evento não pareça improvisado. 

Público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo resulta em um trabalho com toques personalizados. Isso porque, hoje em dia, para se destacar da concorrência é preciso ir muito além dos serviços tradicionais. Então, se o seu consumidor faz parte de um grupo mais despojado com ideias sustentáveis, evite criar um espaço com muitas formalidades. 

Procurar seguir uma temática desde o início do projeto funciona como um verdadeiro ponto direcionador no resultado. Uma decisão se encaixa na outra e quando acabar tudo estará dentro do mesmo conceito. Em consequência disso, o público fica muito mais engajado com as novidades apresentadas e disposto a interagir em ações futuras que tenham a mesma finalidade. 

Tipo de stand

Existem diferentes tipos de stand que podem ser usados em feiras de negócios ou exposições. Nesse sentido, as informações sobre as dores e necessidades do público devem ser combinadas com as soluções apresentadas pelo negócio. Considere também os materiais que serão usados para que nada fique incoerente em relação à qualidade defendida pela empresa em seu trabalho habitual. 

Conheça, abaixo, quais são os principais tipos de stand: 

  • básico: desenvolvido com sistemas modulares e não permite grandes mudanças;
  • padrão: totalmente modular e se diferencia pelo tipo de piso elevado que tem um teto de alumínio;
  • misto: apresenta elementos modulares, mas também oferece elementos construídos e personalizáveis;
  • construído: não tem peças modulares e possibilita estruturas arrojadas em composições de madeiras e outros ambientes;
  • cenográfico: não segue nenhum tipo de padrão e costuma ser usado em trabalhos mais temáticos como forma de chamar atenção dos visitantes. 

A localização do stand também precisa ser levada em consideração no momento da escolha. Na prática, ser visto é o ponto primordial para que o trabalho seja positivo. Portanto, ao fazer a compra do espaço priorize pontos mais próximos da entrada do evento ou alinhado com outras empresas que atuam no seu segmento. 

Pronto! Agora você já conhece a importância de fazer um projeto de stand para se destacar em eventos. O segredo do sucesso, em uma situação como essa, é contar com a ajuda de uma empresa especializada em montagem de stand e direcionar o projeto com a intenção de encher os olhos do público. 

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com o Grupo de Eventos e tenha um serviço personalizado na construção de um stand completo.