Veja a importância da cenografia para estandes e deixe tudo incrível

Conhecer a importância da cenografia para estandes é ter a certeza de que esse é um ótimo — e necessário — investimento. Afinal, ter cuidado com elementos como o mobiliário, a iluminação, os brindes e a tecnologia é essencial para compor um projeto que torne o stand perfeito para os seus visitantes.

Para isso, o cenógrafo profissional será responsável por integrar diversos aspectos (identidade visual da marca, conceito, objetivo, valores, estratégia e muito mais) a fim de criar um ambiente que transmita emoções positivas e provoque sensações incríveis nos seus convidados.

Quer entender isso melhor? Então, continue lendo para conferir as principais vantagens da cenografia para estandes!

Promove a divulgação estratégica da sua marca

Apenas estar presente em uma feira ou grande evento não é o suficiente para tornar a sua marca mais conhecida. Milhares de pessoas podem passar pelo seu estande, mas será preciso ter ideias inovadoras para fazer com que elas entrem —e, principalmente, para que se lembrem dele depois.

Nesse sentido, a cenografia é uma ótima aliada. Afinal, o principal objetivo de bom projeto cenográfico é atrair o público e divulgar a sua marca, seja por meio de banners, seja por outdoors, brindes, painéis, totens ou diversos outros recursos.

Fideliza o seu cliente

Quem não gosta de ir em uma loja e se sentir bem acolhido e tranquilo para negociar? Pois, quando o assunto diz respeito a feiras e eventos, isso não é diferente. Criar um ambiente em que o seu cliente se sinta valorizado é fundamental para que ele feche um pedido com calma e tenha assertividade na sua escolha.

Sendo assim, além de impulsionar as vendas, entender a importância da cenografia para estandes ajuda a criar ações focadas em fidelizar esse cliente. Afinal, ele se sentirá encantado com a sua marca e divulgará essa experiência para os seus amigos e familiares — o que ainda te dá oportunidade de conseguir mais consumidores por meio de uma simples indicação!

Promove uma experiência diferenciada

Convenhamos: ir a uma feira em que todos os estandes são parecidos não é legal, é? Dá a impressão de que a empresa utilizou todo o dinheiro apenas para alugar o espaço, faltando recursos financeiros para investir nos benefícios para o público.

Por outro lado, ao investir em um projeto de cenografia diferenciado, você cria para o seu público uma experiência única, fazendo com que ele desenvolva uma imagem positiva da sua empresa. Seus clientes terão a certeza de que a sua organização se preparou, e que realmente quer estar ali naquele evento, fazendo a diferença para o público.

Cria um evento memorável

Se falamos da importância da cenografia para estandes, não podemos deixar de considerar que uma feira não pode ser apenas uma feira! Isso significa que o cliente não pode passar no seu stand apenas porque está visitando todos os espaços para ganhar brindes.

Os painéis, a mobília, a iluminação, os brindes, o uniforme dos vendedores e todas as atrações precisam ser pensadas estrategicamente. E é justamente por garantir isso que a cenografia consegue encantar o público certo, trazendo lucratividade e contribuindo para o seu sucesso em todas as negociações.

Constrói emoções positivas no público

A essa altura do campeonato, você sabe por que deve envolver as emoções para despertar o interesse, a atenção e a fidelização do seu cliente, certo? Pois, nesse sentido, um bom projeto de stand é capaz de superar as expectativas do público.

Consequentemente, ele causa boas sensações e emoções no seu cliente — que, por isso, acaba querendo passar mais tempo dentro do seu stand, o que aumenta as suas chances de trazer boas oportunidades de negócio para a empresa.

Pense bem: quando vamos a um evento, dificilmente guardamos na nossa memória detalhes do ambiente ou das pessoas, certo? No entanto, algo que jamais esquecemos são as emoções que aquele momento nos transmitiu. E os projetos cenográficos são responsáveis justamente por isso: cuidar de cada detalhe (envolvendo estudo de cores, sabores, cheiros e texturas) para trazer sensações de confiança, credibilidade, aconchego, ética e respeito.

Mostra que a sua marca é inovadora

De fato, investir nas tradicionais canetas comuns de brinde é barato, e nem sempre a empresa tem disponibilidade de adquirir materiais mais caros. Ainda assim, quando sai dessa “zona de conforto” — ou seja, quando para de trabalhar sempre com as mesmas coisas, os mesmos brindes e os mesmos cenários — a sua marca ganha uma vantagem competitiva muito interessante.

Isso porque o público percebe que a sua empresa é inovadora e investe em trazer novidades que, de alguma maneira, façam a diferença na sua vida. Nesse aspecto, aliás, vale muito a criatividade!

Você não precisa dar um smartphone para cada visitante. Que tal, por exemplo, fazer um quiz interativo em um totem para promover a integração do cliente com a marca, e, ao final do evento, sortear um smartphone entre os participantes? Interessante, não é mesmo? Pense nisso!

Mantém o seu negócio dentro das principais tendências da cenografia

Se a sua empresa não é especialista em cenografia, você pode até pesquisar estandes criativos e diferenciados para ter algumas ideias. No entanto, se quiser mesmo ter um diferencial competitivo, você precisa investir em uma empresa de montagem especializada em estandes para lhe ajudar nessa parte.

Isso porque ela contará com as melhores parcerias do mercado, e saberá lhe indicar o melhor projeto de acordo com a sua verba financeira e objetivos. Além disso, ela manterá a sua empresa sempre dentro das principais tendências da cenografia, tais como:

  • realidade virtual;
  • realidade aumentada;
  • jogo de luzes de LED;
  • hologramas;
  • painéis interativos;
  • sustentabilidade;
  • gamificação, entre muitos outros.

Enfim, podemos dizer que entender a importância da cenografia para estandes é sinônimo de investir em um projeto incrível para atrair mais visitantes ao seu stand. Afinal, como vimos, a cenografia é a principal responsável por fidelizar o público, conquistar emoções positivas, promover relacionamentos duradouros e fechar grandes negócios!

Então, gostou da leitura? Agora que você aprendeu a importância da cenografia para seus estandes, que tal entrar em contato conosco para conhecer as nossas propostas?